Publicado por: almafaguthi | 03/03/2010

Unilever

Muito bem amigos internautas conectados aqui no PP com Café, vamos falar agora de coisas grandes, de grandes marcas e grandes empresas. Se eu disser OMO, o que lhes vem à cabeça?

Aposto que a imagem de sabão em pó, roupas sujas, crianças se sujando e aquela infinita lista de comerciais da marca OMO começam a rodar na nossa cabeça. Conclusão: a OMO é uma marca forte, de grande influência, porém, você já reparou no final dos comerciais OMO, aparece uma segunda marca, a Unilever.

Unilever é uma empresa multinacional nascida da fusão entre a fábrica de sabão Lever Brothers, da Inglaterra com a fábrica de margarina Margarine Unie dos Países Baixos. Juntaram-se pelo interesse em comum, o azeite de palma, utilizado tanto para a fabricação de sabão quanto para a margarina. 

A parceria deu certo, e hoje a Unilever constitui um enorme conglomerado de empresas que produz desde o ramo alimetício até o da higiene e limpeza. A partir de 2000, a Guessy Lever, batizada de Unilever, passa a dedicar parte dos lucros e recursos para campanhas sociais e ambientais, alimentando ainda mais a força da marca.

O comercial postado acima é uma campanha social voltada à auto estima feita pela Dove, uma das mais de 50 marcas da Unilever. Neste comercial pode-se ver como a tecnologia (Photoshop!!) modifica totalmente a imagem “original” de uma pessoa.

A Unilever atualmente está presente em mais de 100 países, tendo um faturamente de mais de 39,6 bilhões de euros (Holly crap!!) ao ano com uma venda aproximada de 150 milhões de produtos vendidos diariamente (oh Gosh!) e mais de 12.500 empregados.

Fábrica do Grupo Unilever em Sacavém, Portugal; ao fundo a Ponte Vasco da Gama.

Mesmo investindo em campanhas sociais e preservação ambiental, a Unilever constantemente é “atacada” por ONGs de proteção ambiental, como mostra uma campanha do Greenpeace voltada à conscientização da destruição que, neste caso, a marca Dove provoca no meio ambiente.

Abaixo segue uma lista de marcas e produtos feitos pela Unilever:

Alimentos: Ades, Arisco, Becel – alimentícia, linha de manteigas, Karo, Doriana, Hellmann’s – alimentícia, (molhos, maionese e cathup), Knorr (alimentos) / Cica, Maizena, Lipton Ice Tea, Slim-Fast, Kibon no Brasil (Olá em Portugal), Chikita, Super Bock (Cerveja portuguesa de qualidade), Alsa (Doces fáceis de fazer), Ben&Jerry (Gelados), Calvé (Molhos e Maionese), Planta, Gallo, Tulli (Creme), Vaqueiro

Produtos de limpeza: Ala, Brilhante, Cif, Comfort, Minerva, Omo, Surf, Skip, Fofo

Higiene pessoal: Axe, Clear, Close Up, Pepsodent (em Portugal), Dove, Gessy Cristal, LUX, Rexona, Seda, Vasenol, Vinólia, Produtos Unilever Farma

Sortudo aquele que teve a brilhante ideia de juntar as duas empresas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: